segunda-feira, 7 de junho de 2010

SINDROME ISQUIOTIBIAL NO ATLETISMO

ESPAÇO PUBLICITÁRIO - LITERARTE -



SINDROME ISQUIOTIBIAL NO ATLETISMO

QUAIS SÃO OS MÚSCULOS ISQUIOTIBIAIS ?


LOCALIZAM-SE NA REGIÃO POSTERIOR DA COXA, ATRAVESSAM DUAS ARTICULAÇÕES (QUADRIL E JOELHO) E SÃO REPRESENTADOS PELOS MÚSCULOS SEMITENDINOSO, SEMIMEMBRANOSO E BÍCEPS.
DURANTE A CORRIDA, OS MÚSCULOS ISQUIOTIBIAIS SÃO FUNDAMENTAIS NA GERAÇÃO DE MOVIMENTO E DESLOCAMENTO PARA FRENTE. NA MAOIR PARTE DA CORRIDA, OS MÚSCULOS ISQUIOTIBIAIS ESTÃO ATIVOS, PORTANTO, APRESENTAM GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O GANHO DE VELOCIDADE DO ATLETA.
OS MÚSCULOS ISQUIOTIBIAIS ATUAM COMO EXTENSORES DO QUADRIL E FLEXORES DO JOELHO SIMULTANEAMENTE, GERANDO E COORDENANDO OS MOVIMENTOS DAS DUAS ARTICULAÇÕES. DA MESMA MANEIRA, OS ISQUIOTIBIAIS SÃO ANTAGONISTAS (CONTRARIO) DO MÚSCULO QUADRICEPS NAS AÇOES DE EXTENSÃO DO JOELHOE FLEXÃO DO QUADRIL.

O QUE É A SINDROME ISQUIOTIBIAL ?

CARACTERIZADA POR DOR LOCALIZADA NA PROEMINÊNCIA ÓSSEA DA BACIA CHAMADA TUBEROSIDADE ISQUIÁTICA, LOCAL DE ORIGEM DOS MÚSCULOS ISQUIOTIBIAIS. A DOR É ACOMPANHADA DE IRRADIAÇÃO AO LONGO DA FACE POSTERIOR DA COXA. O NERVO CIATICO POSICIONA-SE LATERALMENTE AO MÚSCULO BÍCEPS FEMORAL PRÓXIMO À TUBEROSIDADE ISQUIÁTICA, E SEGUE ABAIXO DOS MÚSCULOS POSTERIORES DA COXA.
NA SINDROME ISQUIOTIBIAIS, OS TENDÕES ESTÃO ESPESSOS PRÓXIMOS À ORIGEM NA TUBEROSIDADE ISQUIÁTICA, CARACTERIZANDO UMA REGIÃO DISTINTA, CICATRICIAL E FIBRÓTICA. ALGUNS PACIENTES PODEM APRESENTAR ADERÊNCIAS ENTRE O NERVO CIÁTICO E OS TENDÕES, PROPORCIOANDO O APARECIMENTO DE SINTOMAS.

QUEM SÃO OS ESPORTITAS MAIS SUSCETÍVEIS À SÍNDROME ?

NA MAIORIA PARTICANTES DA MODALIDADE DO ATLETISMO (CORRIDA DE VELOCIDADE, MODALIDADES COM BARREIRAS E SALTOS) E FUTEBOL, MAS PODEM SER ENCONTARDOS EM TODOS OS ESPORTES.

QUAIS SÃO OS SINTOMASA DE QUEM APRESENTA A SINDROME ISQUIOTIBIAL ?

OS SINTOMAS SÃO SEMELHANTES ÀS DOENÇAS DOS TENDÕES DOS ISQUIOTIBIAIS (TENDINOPATIAS), À SINDROME DO PIRIFORME E ÀS DORES DO NERVO CIÀTICO COM ORIGEM NA COLUNA LOMBO-SACRA.
OS ESPORTISTAS QUEIXAM-SE DE DOR NA REGIÃO DA TUBEROSIDADE ISQUIÁTICA, COM SENSAÇÃO DE IRRADIAÇÃO DA DOR NA FACE POSTERIOR DA COXA, INTENSIFICADA DURANTE OS EXERCICIOS DE ALONGAMENTO ISQUIOTIBIAL E DURANTE A EXTENSÃODO QUADRIL OU FLEXÃO DO JOELHO CONTRA RESISTÊNCIA DURANTE A ATIVIDADE FISICA.


COMO PODEMOS TRATAR A SINDROME ISQUIOTIBIAL ?

DEPENDE DE UMA AVALIAÇÃO CLINICA COM ESPECIALISTA EM MEDICINA ESPORTIVA. MEDICAMENTOS PARA CONTROLE DA DOR, MODIFICAÇÕES NOS TREINAMENTOS E FISIOTERAPIA PODEM SER ÚTEIS NO ALIVIO DOS SINTOMAS E CURA, ALÉM DA GARANTIA DE RETORNO À ATIVIDADE FISICA COM SEGURANÇA E NO MENOR PRAZO DE TEMPO POSSIVEL.
BONS TREINOS!


REVISTA SUPERAÇÃO ANO 6 Nº 64

PESQUISA VALMIR TEREZANI
INFORMATIVOPODIUM@YAHOO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário