ESPAÇO PUBLICITÁRIO - LITERARTE -
DORMIR CEDO MELHORA SEU DESEMPENHO NAS CORRIDAS
Sintomas como dificuldade em adormecer, cansaço e sonolência durante o dia, déficit de atenção e concentração ou acordar várias vezes durante a noite sinalizam insônia. A doença pode ser causada, também, por irritação, depressão, ansiedade, hipertensão e diabetes.Pesquisas indicam que cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem de insônia crônica, em geral decorrente de distúrbios psicológicos. Não existe regra que determine o número de horas de sono. Em média, as pessoas precisam de sete a oito horas por noite, mas o que conta, mesmo, é a qualidade. A ausência do sono reparador prejudica a saúde física e mental. Os Atletas e praticantes de esportes tem como uma obrigação dormir cedo no dia que antecede sua atividade física,pois é de grande fundamento seu desempenho no dia
Para aqueles que trabalham a noite e tem grandes dificuldades para dormir, segue um pequeno exemplo de um Atleta Maratonista abaixo.
Valmir Terezani – Assim que chego em casa, por volta das 6horas (trabalho à noite), tomo banho e vou treinar. Quando volto, 7h30, durmo como uma criança. Quando acordo estou disposto para atender à família, trabalhar e treinar. Essa é minha dica: faça caminhadas e exercícios, o nosso corpo pede e necessita disso.
Automedicação, nem pensar. Os insones devem procurar ajuda médica para detectar a causa do problema. Exames como a polissonografia, por exemplo, monitoram as fases do sono para localizar doenças que afetem o descanso. Por que é bom dormir:- À noite, o organismo elimina os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce; - Enquanto dormimos, há maior produção de leptina, hormônio que controla a saciedade; - Nossos anticorpos são produzidos de madrugada. Quem dorme bem tem menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes;- O sono freia a produção de cortisol, hormônio liberado em situações de tensão, o que garante bom humor e equilíbrio emocional.
Os dez mandamentos para uma boa noite de sono, de acordo com os médicos do Instituto do sono (referência mundial em diagnósticos e pesquisas de distúrbios de sono, fundado em 1992 e formado por médicos da Escola Paulista de Medicina/Unifesp)
1. Horário regular para dormir e despertar.
2. Ir para a cama somente na hora dormir.
3. Ambiente saudável.
4. Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir
5. Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
6. Não exagerar em café, chá e refrigerante.
7. Atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir.
8. Jantar moderadamente em horário regular e adequado.
9. Não levar problemas para a cama.
10. Atividades repousantes e relaxantes após o jantar. O Instituto do sono atende pelo SUS e as consultas são gratuitas. O telefone é 2149-0188.
ValmirTerezani e-mail informativopodium@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário